Poster Desilusões (Estação Botafogo)
A loucura no cotidiano israelense
Desilusões (2004), dos jovens cineastas Nimrod Koren-Etzion e Saar Lachmi, fala sobre o cotidiano da bela e jovem Tamar Gal, que mora com a mãe e a prima Ayala. Tami, como é chamada pela família e pelos amigos, tem uma rara disfunção mental diagnosticada pelo seu psiquiatra como “esquizofrenia poética”, que a faz confundir realidade com ficção. Na verdade Tami sonha em ser uma atriz famosa e vive num mundo particular, onde sua vida é um filme e ela é a estrela.
O problema é que o eleito para ser seu “astro”, o músico promissor Johnny Rocker, por quem ela se apaixona, acaba se envolvendo com sua prima Ayala. Para sublimar a frustração de ser rejeitada, a mente de Tami faz com que o diretor e a equipe de seu filme interfiram na relação do casal. No seu devaneio, Johnny Rocker diz que preferia contracenar com Tami. E, enquanto a jovem vive em seu mundo de fantasia e caminha para o fim das “filmagens”, a realidade segue seu curso.
Entre a esquizofrenia e a fantasia, Desilusões remete a um episódio da série clássica Além da Imaginação, escrito por Richard Matheson, A World of Difference, onde um executivo se vê em meio a um filme sobre sua vida e todos garantem que ele não passa de um ator. Desta vez, os limites entre a realidade e a fantasia se dá através de uma explicada doença mental. E a forma de demonstrá-la visualmente é curiosa e criativa, explorando os erros de gravação, com microfones entrando em cena, pulos na montagem e intervenções do “diretor” nos devaneios da protagonista. Porém o mais importante no filme é mostrar que o cinema israelense pode fugir dos estereótipos e conflitos árabes contra judeus e que existe vida cotidiana capaz de resistir à violência.
Desilusões é o primeiro longa metragem de Nimrod Koren-Etzion e Saar Lachmi. Os dois são amigos de infância e ganharam o primeiro prêmio aos 15 anos de idade, pelo melhor filme produzido por jovens, sobre o alcance da maturidade e a vida militar, dado pela TV israelense. Nimrod e Saar ingressaram no exército israelense – o primeiro foi oficial da Inteligência e o segundo seguiu carreira médica e se especializou em Psiquiatria –, estudaram cinema, escreveram e dirigiram curtas e clipes e conquistaram vários prêmios juntos, inclusive na MTV Europa com o clipe “MTV – Prime Cuts”. (Oswaldo Lopes Jr)